A diabetes é uma doença crônica que atinge proporções epidêmicas. As causas desta doença são variadas: alimentação industrializada, sedentarismo, falta de atividade física e predisposição genética.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, de 5% a 10% das pessoas diagnosticadas com a doença têm o tipo 1.
Esse tipo de diabetes acontece quando o sistema imunológico dos indivíduos ataca “de forma errada”, as células betas, responsáveis por sintetizar e secretar o hormônio da insulina, que regula os níveis de glicose no sangue.
Então, com o mau funcionamento do organismo, a glicose permanece no sangue, em vez de ser usada como energia.
A maior parte das pessoas diabéticas sabem que os carboidratos não são bons em suas dietas, mas eles não têm noção de quais alimentos são ricos em carboidratos. De maneira geral eles reconhecem como proibidos somente os pães, arroz e açúcar.
É muito importante saber que os carboidratos são diferentes entre si. Alguns desses alimentos elevam rapidamente a glicemia e são chamados de “simples”.
O maior representante desse grupo é o açúcar e é bom esclarecer que ele não está apenas no açucareiro, mas também estão presentes no mel e nas frutas em geral.
Assim um suco de laranja sem adicionar o açúcar pode elevar a glicemia da mesma forma que um doce.
Uma das formas mais eficazes de controlar a glicemia é seguindo uma dieta low carb “pouco carboidrato”, quer dizer que devemos adotar o estilo de consumir uma quantidade menor de carboidrato e aumentar a ingestão gorduras boas e proteínas.
Hoje vou falar sobre a dieta para diabéticose os princípios mais importantes a seguir para adaptar a sua alimentação para diminuir os riscos associados à doença.
Mas dieta low carb funciona mesmo?
A dieta low carb é o mais importante para tratar a diabetes, mas é necessário fazer mais. Para ter os melhores resultados é recomendado fazer o exercício físico adequado, um sono de qualidade, diminuir o estresse, e claro um acompanhamento com um nutricionista.
Estudos mostram que as dietas low carb são indicadas para o gerir a diabetes tipo 2 e tipo 1. Este tipo de alimentação saudável melhora a glicemia, diminui a necessidade de medicação e o risco de complicações da doença.
Se você toma remédios para a diabetes é importante falar com o seu médico antes começar esta dieta, pois as dosagens da medicação podem ser ajustadas.
Não é somente a “cintura de pilão” que sai ganhando com a dieta low carb. Para falar a verdade, o organismo é beneficiado por completo. Veja os principais pontos mais importantes da dieta low carb;
Controla a glicemia;
Todos os alimentos fontes de carboidratos se transformam em glicose após ingeridos e aqueles do tipo simples (encontrados em pães, bolos, arroz ou macarrão) passam por essa transformação de forma muito rápida, o que faz a glicemia no sangue subir de uma vez só, exigindo mais da insulina.
Com o tempo, o excesso de carboidratos pode, inclusive, facilitar o surgimento de diabetes. Então, reduzir seu consumo é benéfico para a saúde por controlar a glicemia.
Melhora o colesterol;
Uma das melhores maneiras de aumentar o HDL é comendo alimentos que são fontes de gorduras boas, como azeite e o salmão.
Então considerando que a low carb prioriza o consumo desse tipo de alimento, não é surpresa descobrir que os níveis de colesterol bom aumentam, protegendo o coração.
Com tantos benefícios dessa dieta está esperando o que para adquirir a sua dieta pronta com várias dicas?
Autor: Dr.Leonardo Batista(Nutricionista Clínico)
CLIQUE AQUI E CONHEÇA O “CLUBE DIETA DO CHEF” ! REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL
Parabéns pelo ótimo conteúdo, estou na luta contra a balança e sempre que posso leio seus artigos, muito obrigada por compartilhar tdo isso com a gente.
Parabens pela postagem gostei muito do seu blog estarei sempre visitando ele estou compartilhando com meus amigos eles vao gostar tanbem.
Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!