Colesterol: mocinho ou bandido?

Colesterol é um termo bastante conhecido pelas pessoas e muitos o associam com doenças, como as doenças cardiovasculares. Mas você sabe o que é colesterol? Será que ele é o mocinho ou o bandido da história?

 

O que é colesterol?

 

O colesterol é um esteroide natural, ou seja, uma gordura presente nas células que é produzida pelo próprio organismo, principalmente pelo fígado e intestino. Ele também pode ser obtido através dos alimentos de origem animal como carnes, ovos e laticínios.

 

O colesterol é dividido nas seguintes frações:

 

  1. HDL: é a lipoproteína de alta densidade. É mais conhecido como o colesterol bom. Segundo a Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, a recomendação do HDL para adultos com mais de 20 anos é acima de 40mg/dl.

 

  1. LDL: é a lipoproteína de baixa densidade e é mais conhecido como o colesterol ruim. De acordo com a Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, seus valores de referência vão depender do risco cardiovascular. Para o risco cardiovascular baixo, o LDL deve estar abaixo de 130mg/dl. Para o risco intermediário, o LDL deve estar abaixo de 100mg/dl. Para o risco alto, o LDL deve estar abaixo de 70mg/dl e para o risco muito alto, o LDL deve estar abaixo de 50mg/dl.

 

  1. Colesterol não-HDL: é a soma de todos os colesteróis ruins (LDL, VLDL – lipoproteína de muito baixa densidade e IDL – colesterol de densidade intermediária). Segundo a Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, seus valores de referência também vão depender do risco cardiovascular. Para o risco baixo, deve estar abaixo de 160mg/dl. Para o risco intermediário, deve estar abaixo de 130mg/dl. Para o risco alto, deve estar abaixo de 100mg/dl e para o risco muito alto, deve estar abaixo de 80mg/dl.

 

  1. Colesterol total: é a soma das frações HDL, LDL e VLDL. Segundo a Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, a recomendação para adultos acima dos 20 anos é abaixo de 190mg/dl.

 

Para que serve o colesterol?

 

O colesterol exerce funções importantes no organismo e as principais são:

 

  • Faz parte da produção de hormônios sexuais
  • Participa da produção de vitamina D
  • Participa da produção da bílis (líquido produzido pelo fígado que participa da digestão de gorduras)
  • Estimula a síntese e a manutenção da membrana celular
  • Faz parte do sistema nervoso central
  • Fas parte da formação de neurônios (células que transmitem os impulsos nervosos)
  • Participa do metabolismo das vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K)

 

Então, o colesterol é vilão ou mocinho?

 

Como vimos, o colesterol exerce funções importantes, porém, pode se tornar um vilão quando suas taxas estão alteradas e isso pode ser a causa de algumas doenças, principalmente as doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras.

 

As taxas de colesterol prejudiciais podem estar alteradas tanto para mais quanto para menos, ou seja, quando o HDL está abaixo do recomendado e quando o LDL, VLDL e o colesterol total estão acima do recomendado.

 

Portanto, é sempre importante verificar regularmente como estão as taxas do colesterol e tentar sempre manter nos valores recomendados pela Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

 

Conheça nosso programa personalizado de reedução alimentar “Dieta dos vips” ! Um método prático e eficiente para ajuda-lo a emagrecer de forma rápida e  saudável , recuperar sua energia ,bem estar e qualidade de vida  . Clique AQUI e saiba mais !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?