fbpx

Imunidade: como se prevenir de doenças

Imunidade: como se prevenir de doenças

A imunidade é um sistema de defesa do nosso organismo composto por células, tecidos e órgãos que, em conjunto, trabalham contra elementos estranhos ao organismo, principalmente os microrganismos patogênicos, como vírus e bactérias, causadores de infecções e doenças.

A nossa imunidade pode ser afetada por diversos fatores e alguns deles são o fumo, álcool, estresse, excesso de peso, sedentarismo, sono de baixa qualidade, entre outros. Todos esses fatores podem baixar a imunidade deixando o organismo mais susceptível à invasão e ação dos microrganismos patógenos.

Para reforçar a imunidade e se prevenir de doenças, a mudança nos hábitos de vida é fundamental. Por isso, evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas, evite o estresse reduzindo cargas de trabalho ou estudo e tendo mais momentos de lazer, faça atividade física, tenha uma rotina saudável de sono e se hidrate mais.

Além disso, a alimentação tem um papel fundamental para deixar o sistema imunológico mais fortalecido. O primeiro passo é deixar de lado os alimentos não saudáveis e focar em uma alimentação mais saudável priorizando os alimentos de verdade (alimentos naturais) e evitando o excesso de industrializados.

É preciso, ainda, dar atenção a alguns nutrientes e substâncias que agem fortalecendo o sistema imunológico. Esses nutrientes e substâncias com suas respectivas fontes alimentares são os seguintes:

  1. Vitamina A

Fígado bovino, vegetais folhosos verdes (couve, espinafre, rúcula, manjericão, agrião etc.), vegetais amarelos e alaranjados (cenoura, abóbora, melão, maracujá, abacaxi etc.).

  1. Vitamina E

Azeite de oliva extravirgem, sementes de girassol, oleaginosa (castanha do Pará, nozes, amendoins, amêndoas e avelãs), frutas como abacate.

  1. Vitamina C

Brócolis, pimentão amarelo, frutas cítricas (limão, laranja, tangerina), frutas vermelhas (morango, acerola etc.), kiwi, goiaba, mamão, manga, melão, melancia e outros alimentos.

  1. Vitamina D

Ovos, peixes, fígado bovino, fígado de galinha e outros alimentos.

  1. Zinco

Sementes, oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoins), cereais integrais (arroz, aveia etc.), carne bovina, ostras.

  1. Ômega-3

Peixes (sardinha fresca, atum fresco, salmão, arenque, cavala, truta, carpa, bacalhau e outros), sementes de chia e linhaça, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, frutas como abacate.

  1. Compostos bioativos (antioxidantes e anti-inflamatórios)

Frutas, verduras, legumes, sementes, oleaginosas e outros.

  1. Prebióticos

Alho, cebola, farinha de banana verde, batata doce, centeio, cevada e outros.

  1. Probióticos

Leite fermentado, iogurtes, kefir.

  1. Ervas e especiarias

Alho, gengibre, canela, cúrcuma ou açafrão, chá verde, orégano e outras.

Alguns sinais de que sua imunidade pode estar baixa são: resfriados e gripes frequentes, infecções constantes, cansaço excessivo, muita sonolência durante o dia, queda acentuada dos fios de cabelos, unhas fracas, manchas vermelhas pela pele, náuseas e vômitos, entre outros sintomas.

Se você apresentar um ou mais desses sinais e com frequência, o ideal é procurar ajuda médica e nutricional para verificar como anda a sua imunidade através de uma consulta e exames específicos.

É claro que a mudança de hábitos já é o passo inicial para reforçar a imunidade, mas a adequação da alimentação e até o uso de alguns suplementos alimentares, se houver necessidade, também pode ser necessário.

Conheça nosso programa personalizado de reedução alimentar “Dieta dos vips” ! Um método prático e eficiente para ajuda-lo a emagrecer de forma rápida e  saudável , recuperar sua energia ,bem estar e qualidade de vida  . Clique AQUI e saiba mais !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *