7 opções de frutas e seus benefícios para uma alimentação LOWCARB (de baixa glicemia)

Quando dizemos que uma alimentação é low carb significa que ela é reduzida na quantidade de carboidratos que geralmente fica em até 100 g por dia, mas isso vai depender da necessidade e objetivos de casa pessoa.

A lista de alimentos permitidos é bem grande e entre eles estão as frutas low carb. Quando são consumidas, essas frutas não aumentam a glicemia justamente por conterem pouco carboidrato na sua composição.

Confira a seguir 7 opções de frutas e seus benefícios para uma alimentação low carb.

  1. Coco

O coco é uma fruta que contém polpa e água. A sua polpa é considerada low carb e é rica em gorduras saturadas. Por isso, deve ser consumido com moderação. Porém, a sua água não é considerada low carb.

Por ser fonte de gorduras e fibras, a polpa do coco ajuda a dar mais saciedade e não eleva a glicose (açúcar) do sangue.

Além da polpa do coco in natura, os seus derivados também são considerados low carb como o leite de coco e a farinha de coco e podem ser usados em diversas receitas low carb.

  1. Abacate

O abacate é uma fruta que não influencia nas taxas glicêmicas porque, além de ser pobre em carboidratos já que 100 g da fruta contém 6 g de carboidrato, é fonte de fibras e de gorduras saudáveis, em especial os ômegas 6 e 9. Você pode comer o abacate in natura associado com outros alimentos pobres em carboidratos como sementes e oleaginosas.

  1. Morango

O morango é uma fruta vermelha bastante utilizada na alimentação low carb. Uma porção de 100 g dessa fruta contém uma média de 6,8 g de carboidratos. O morango é uma fruta que também se destaca por ser rica em antioxidantes, fibras e vitamina C. Você pode comer o morango in natura com outros itens baixos em carboidratos como o iogurte sem açúcar, por exemplo.

  1. Acerola

A acerola é outra fruta do grupo das frutas vermelhas indicadas para a alimentação low carb. Uma porção de 100 g dessa fruta contém 8 g de carboidrato. Você pode consumir a acerola de forma in natura ou associá-lo em receitas.

  1. Maracujá

O maracujá também é considerado uma fruta low carb, pois 100 g dessa fruta contém 12,3 g de carboidratos. Você pode usar o maracujá em receitas low carb ou comê-lo in natura.

  1. Kiwi

O kiwi também é uma fruta low carb, onde 100 g de dessa fruta contém uma média de 11,5 g de carboidratos. Você pode consumir apenas a fruta ou associá-la com outros alimentos low carb como sementes, por exemplo.

  1. Limão

O limão é bastante usado na alimentação low carb para saborizar a água, ou seja, para aproveitar os benefícios do limão, basta misturá-lo com a água e tomar.  Dependendo do tipo do limão, 100 g pode variar de 5 a 11 g de carboidratos.

 

Referências da composição dos carboidratos das frutas: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), 4ª ed., 2011.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?