Veja quais são os alimentos que ajudam a ter uma boa noite de sono

Veja quais são os alimentos que ajudam a ter uma boa noite de sono

Dormir bem é algo totalmente importante para o organismo e para a saúde, pois é durante uma boa noite de sono que o corpo descansa e repara o organismo para mais um dia.

Além de promover o descanso do corpo e da mente, o sono oferece vários outros benefícios ao corpo como o combate à obesidade, hipertensão, depressão e ansiedade; melhora a memória; previne doenças cardiovasculares;  ajuda no crescimento e desenvolvimento do corpo e outros benefícios.

Para um adulto saudável, o ciclo completo do sono dura uma média 8 horas por noite. Porém, boa parte das pessoas não consegue dormir bem ou dormem pouco por causa de uma série de fatores, que geralmente são fatores ambientais que desregulam o processo normal do sono afetando-o e interferindo, inevitavelmente, na saúde e na qualidade de vida.

Um desses fatores externos que pode afetar o sono é a alimentação. Por isso, uma alimentação leve e saudável contendo alimentos naturais como frutas, verduras, legumes, sementes, oleaginosas cereais integrais, leguminosas, carnes, aves, peixes, ovos e outros alimentos é fundamental para o processo regular do sono.

Porém, alguns alimentos específicos devem ter uma atenção maior nesse momento do sono, pois contêm substâncias que induzem o processo do sono.

Essas substâncias com suas respectivas fontes alimentares são as seguintes:

  1. Alimentos fontes de triptofano

O triptofano é um aminoácido essencial, ou seja, não pode ser sintetizado pelo organismo e, por isso, deve ser obtido por meio da alimentação ou suplementação.

Esse aminoácido exerce funções importantes no organismo e uma delas é de ser um precursor do neurotransmissor serotonina e do hormônio melatonina (hormônio da escuridão). Ambos participam do processo de produção do sono.

O triptofano está presente em alimentos como leite e derivados, carnes, peixes, ovos, leguminosas (feijão, grão de bico etc.), oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, amendoins etc.), frutas como abacate e banana, sementes como gergelim, entre outros alimentos.

  1. Alimentos fontes de magnésio

O magnésio é um mineral fundamental para ajudar a regular o sono porque é ele atua como um relaxante muscular. Portanto, ele ajuda a aliviar a tensão corporal que pode manter o corpo acordado durante a noite.

O magnésio pode ser encontrado em alimentos como sementes (abóbora, gergelim), grãos integrais como a aveia, hortaliças verde-escuras (espinafre, rúcula, couve etc.), oleaginosas e outros alimentos.

  1. Alimentos com propriedades calmantes

Os alimentos que contém substâncias calmantes também ajudam o corpo a ter uma boa noite de sono, pois as substâncias calmantes comprovadamente ajudam o corpo a relaxar e a iniciar o processo do sono.

Alguns exemplos desses alimentos são o chá de camomila e o maracujá. Esta fruta pode ser consumida na forma de chá ou de suco.

  1. Mel

O mel é um alimento que pode reduzir a produção de orexina no cérebro, um neurotransmissor que tem sido associado com a insônia. Você pode utilizar o mel, por exemplo, no leite para potencializar ainda mais e efeito desses alimentos sobre o sono.

Além de priorizar esses alimentos, você deve evitar antes de dormir as comidas gordurosas, refeições volumosas, açúcares, alimentos industrializados em excesso, alimentos estimulantes como o café, alimentos termogênicos, energéticos e bebidas alcoólicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?