Primeiros passos para emagrecer com reeducação alimentar (Nutricionista Samara Santos CRN 8726)

primeiros passos para emagrecer

A reeducação alimentar é um processo de mudança dos hábitos alimentares que tem como finalidade a melhora ou manutenção da saúde garantindo mais qualidade de vida, além do emagrecimento.

Esse processo necessita de acompanhamento nutricional para que seja feito da forma correta onde os erros alimentares são identificados e substituídos a fim de melhorar a alimentação e deixá-la a mais saudável possível.

Os passos que você deve seguir para emagrecer com a reeducação alimentar estão descritos logo a seguir.

Primeiros passos para emagrecer com a reeducação alimentar

  1. Priorize os alimentos naturais como carnes, aves, peixes, ovos, cereais integrais, oleaginosas, sementes, frutas, verduras e legumes, pois são ricos em nutrientes.
  2. Evite os industrializados e processados, pois são ricos em aditivos prejudiciais para o peso e a saúde como sódio em excesso, açúcares, gorduras trans, conservantes e outros.
  3. Evite o consumo de açúcar, até mesmo o mascavo ou demerara. Se quiser, use adoçantes naturais como estévia, xilitol ou eritritol e evite os adoçantes artificiais à base de sacarina, sucralose, ciclamato, aspartame e assessulfame.
  4. Aumente o consumo de fibras presentes em alimentos como sementes, oleaginosas, cereais integrais, verduras e frutas com casca, bagaço, talos, folhas e sementes.
  5. Ignore sucos, até mesmo os naturais, pois são o puro açúcar (frutose), além de serem coados e adoçados. Opte pela fruta in natura e prefira líquidos naturais como água de coco, chás sem adoçar e a própria água.
  6. Reduza sal em excesso e opte pelo sal marinho ou sal rosa, pois são sais integrais, ou seja, além de terem menos sódio, contêm outros nutrientes que o sal refinado não tem.
  7. Não use a margarina, pois é rica em gordura trans, e prefira a manteiga.
  8. Evite óleos refinados como de soja, milho, girassol e canola, pois são ricos em gorduras trans, e prefira óleos vegetais como azeite de oliva extravirgem (para refogados ou tempero de saladas) e óleo de coco (serve para fritura, esporadicamente).
  9. Evite produtos fontes de carboidratos simples ou refinados como arroz branco, farinha de mandioca, preparações feitas com farinha de trigo refinada como macarrão, pães, biscoitos, bolos e massas em geral. Prefira carboidratos integrais (fontes de fibras) como cereais integrais (arroz, aveia, quinoa, etc.), leguminosas (feijão, grão de bioco, lentilhas) e preparações feitas com farinha de trigo integral como pães e massas.
  10. Prefira carnes assadas, grelhadas ou cozidas e evite frituras. Evite carnes salgadas e processadas e prefira as frescas.
  11. Evite o consumo de lanches não saudáveis como fast-foods, produtos de padaria, entre outros.
  12. Faça refeições coloridas com a seguinte distribuição: 50% do prato com salada; 25% de carboidratos (arroz integral, por exemplo) e 25% composto por proteínas (carnes, ovos e 1 fonte de leguminosa).
  13. Ao temperar as preparações, prefira temperos e condimentos naturais e caseiros e evite os industrializados como sachês, tabletes e molhos prontos.
  14. Aumente o consumo diário de água diário para o mínimo de 2 litros.
  15. Fracione suas refeições ao longo do dia em volumes menores seguindo uma quantidade de refeições de acordo com a sua necessidade e rotina.
  16. Siga horários regulares para a suas refeições.
  17. Faça as refeições em local adequado e tranquilo e evite se alimentar em frente a distrações como televisão, celular, computador, etc.

Esses são os primeiros passos para emagrecer de forma saudável e mudar seu estilo de vida.

Clique aqui e conheça também nossos programas alimentares personalizados para auxiliar em sua saúde, qualidade de vida e redução de gordura corporal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *