7 Alimentos que combatem a ansiedade

alimentos que combatem a ansiedade

A ansiedade é um termo que designa  um conjunto de distúrbios que envolvem preocupação, nervosismo, medo e vários outros.

Apresenta causas e sintomas variados, dependendo de cada pessoa, sendo que todo mundo passa por algum grau de ansiedade, mas em casos excessivos, ela pode se tornar uma doença.

Pode ser combatida aliando algumas estratégias como alimentação saudável, atividade física, momentos de lazer e técnicas de relaxamento como alongamentos, massagens, entre outras. Casos mais graves necessitam de acompanhamento psicológico.

Neste artigo, falaremos sobre a alimentação para o alívio da ansiedade abordando 7 alimentos que ajudam a combater esse mal.

 

Os 7 alimentos que combatem a ansiedade que trouxemos neste artigo são os seguintes:

  1. Maracujá

O maracujá é um alimento rico em substâncias calmantes e isso é benéfico para o combate da ansiedade. O consumo mais indicado nesse caso é na forma de sucos, mas evite adoçar com açúcar, prefira adoçante.

  1. Abacate

O abacate é um alimento fonte de ômega 3, uma gordura saudável importante para o bom funcionamento do cérebro que, consequentemente, ajudará a reduzir a ansiedade.

O ômega 3 também está presente em alimentos como as oleaginosas, sementes de chia e linhaça, peixes como sardinha e atum, azeite de oliva extravirgem, entre outros.

  1. Leite e derivados

O leite é um alimento fonte de triptofano, um aminoácido envolvido no processo de produção de hormônios como a serotonina e a dopamina que são responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

Você pode consumir tanto o leite (preferência que seja natural e apenas fervido e não o industrializado) quanto seus derivados como queijos, iogurte, coalhada, etc.

Uma dica é tomar leite antes de dormir, pois o triptofano ajuda na regulação do sono.

  1. Banana

A banana é um alimento muito rico em triptofano e já vimos que este aminoácido é eficaz no combate à ansiedade. Por isso, inclua essa fruta todos os dias na sua alimentação. Você pode fazer uma combinação de banana, abacate e castanhas ou amendoins no lanche, sendo este um lanche com boa quantidade de triptofano e ômega 3.

  1. Espinafre

O espinafre é um alimento fonte de ácido fólico, uma vitamina que participa do processo de produção da serotonina. Além disso, é fonte de magnésio, um mineral importante para a circulação e o processo do sono.

  1. Chocolate

O chocolate é um produto derivado do cacau e possui várias versões. Evite o chocolate ao leite, pois é rico em açúcares e gordura prejudicial.

Opte pelo chocolate amargo ou pelo menos a partir de 50%, pois o teor de açúcar é reduzido e contém propriedades benéficas do cacau para combater a ansiedade como o triptofano e os flavonoides (substâncias antioxidantes).

  1. Laranja

A laranja é uma fruta cítrica fonte de vitamina C e essa vitamina está envolvida na diminuição do cortisol, o hormônio do estresse e da ansiedade, além de regular o sistema nervoso.

Para combater a ansiedade, o ideal é não somente consumir alimentos que ajudam a combatê-la, mas também evitar os alimentos e substâncias que a intensificam, principalmente os que são ricos em substâncias estimulantes como a cafeína.

Por isso, evite os alimentos e produtos fontes de cafeína como o café, refrigerantes de cola, bebidas energéticas, bebidas alcoólicas, chá verde, chá mate, chá preto, guaraná da Amazônia.

Além disso, evite açúcar e carboidratos refinados. Siga uma alimentação e um estilo de vida totalmente saudável.

Conheça nosso programa personalizado de reedução alimentar “Dieta dos vips” ! Um método prático e eficiente para ajuda-lo a emagrecer de forma rápida e  saudável , recuperar sua energia ,bem estar e qualidade de vida  . Clique AQUI e saiba mais !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× WhatsApp