Alimentos transgênicos : Mitos e verdades – Nutricionista

Alimentos transgênicos

Transgênicos: Mitos e verdades

Os alimentos transgênicos são alimentos modificados geneticamente obtidos por meio da engenharia genética e da biotecnologia com o objetivo de alterar suas características, seja para modificar as que já existem ou para acrescentar novas características.

Além disso, a promessa para a produção desses alimentos também é para melhorar sua qualidade e valor nutritivo, melhorar a produtividade e proteger contra as pragas da lavora.

Atualmente, são várias as discordâncias que existem sobre os alimentos transgênicos, pois muitas pessoas atribuem a eles benefícios e outras ligam esses alimentos a prejuízos para a saúde. Por esse motivo, este artigo traz os mitos e verdades sobre os alimentos transgênicos.

Os alimentos transgênicos causam perigo para a saúde.

Mito. Existem vários estudos sobre os alimentos transgênicos, porém, não há nenhum deles que mostre que eles sejam perigosos para a saúde causando, por exemplo, câncer, alergias, toxicidade e outros malefícios.

A preocupação nesse sentido é que a tecnologia desenvolva novas proteínas que possam ser perigosas para a saúde, mas todo alimento transgênico precisa passar por testes antes de ser liberado e caso os resultados dos testes não sejam satisfatórios, a sua liberação não é permitida pelas autoridades competentes.

Apesar disso tudo, é importante salientar que alguns críticos e estudiosos sustentam que não estão comprovados a ausência de riscos para o ser humano.

ASSINE NOSSA LISTA E RECEBA NOSSOS CUPOS DE DESCONTO,DICAS ,RECEITAS,CARDÁPIOS E MUITO MAIS !








Os alimentos transgênicos podem erradicar a fome mundial.

Mito. A questão da fome está relacionada com a renda e não com a produção de alimentos, sejam eles transgênicos ou não.

É verdade que a produção de alimentos em todo o mundo daria para erradicar a fome devido à quantidade e alimentos que se produz, porém, muitas pessoas não têm renda o suficiente e, por isso, não conseguem ter acesso aos alimentos fazendo com que o problema da fome persista.

A produção transgênica de alimentos ajudou a reduzir o uso de agrotóxicos.

Mito. Essa era uma das promessas no início da produção de alimentos transgênicos há pouco mais de 15 anos. Porém, o uso de agrotóxicos e outros produtos químicos somente aumentou.

A produção transgênica é limitada.

Verdade. A produção de alimentos transgênicos se limita aos grandes produtores detentores de tecnologias para essa finalidade não atingindo os pequenos produtores que, além de não dispor da tecnologia, não têm recursos para tal.

Isso consequentemente inviabiliza o preço desses alimentos que inicialmente tinha a promessa de serem barato, porém, não é o que acontece na realidade.

Além disso, são dois os principais alimentos transgênicos no Brasil que são a soja e o milho não atingindo mais alimentos como se esperava.

Os alimentos transgênicos duram mais.

Verdade. Esses alimentos podem ser elaborados para terem uma vida maior quando comparados aos alimentos convencionais.

Dessa forma, há menos perdas após a colheita assegurando melhor retorno financeiro aos produtores e uma maior utilização dos nutrientes.

Os alimentos transgênicos são mais nutritivos.

Verdade. Esses alimentos também podem ser elaborados para terem uma maior quantidade e variedade de nutrientes a fim de oferecerem para o corpo humano um maior teor de nutrientes em um só alimento.

Visto que alguns alimentos estão em falta na alimentação da população, principalmente vegetais como frutas, verduras e legumes.

 

Clique aqui e conheça também nossos programas alimentares personalizados para auxiliar em sua ,saúde, qualidade de vida e redução de gordura corporal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *