fbpx

Como Aliviar os Sintomas da Fibromialgia com a Alimentação

Como Aliviar os Sintomas da Fibromialgia

A fibromialgia é um distúrbio caracterizado por dor musco-esquelética generalizada de causas desconhecidas.

Acredita-se que na fibromialgia as dores são intensificadas devido a uma alteração na forma como o cérebro processa os sinais da dor assim como os receptores cutâneos.

Esse distúrbio não tem cura, por isso, o tratamento é para aliviar os sintomas e pode ser feito aliando medicamentos, atividade física, fisioterapia, massagens e alimentação.

É justamente sobre a alimentação para aliviar os sintomas da fibromialgia que abordaremos neste artigo.


ASSINE NOSSA LISTA E RECEBA NOSSOS CUPONS DE DESCONTO, DICAS,CARDÁPIOS ,RECEITAS E MUITO MAIS!









 

Alimentação para aliviar os sintomas da fibromialgia

Os alimentos para você incluir na sua alimentação a fim de aliviar os sintomas da fibromialgia são os que ajudam a reduzir a produção do hormônio cortisol, que é hormônio do estresse, e ajudam na produção de serotonina, um hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Além disso, os alimentos fontes de melatonina também são importantes, pois essa substância ajuda no relaxamento e na indução do processo do sono.

Alimentos antioxidantes também são essenciais, pois combatem a ação dos radicais livres, compostos que causam sérios danos ao organismo, principalmente doenças.

Ainda, o ômega 3 também é indicado por ser um poderoso anti-inflamatório e alimentos fontes de cálcio, vitamina D e magnésio devem ser consumidos para fortalecer a saúde dos ossos.

  1. Alimentos fontes de triptofano

Alguns alimentos fontes de triptofano são: banana, leite e derivados, oleaginosas como nozes e castanhas, peixes, leguminosas como feijão, arroz integral, entre outros.

  1. Alimentos fontes de melatonina

A melatonina está presente em alimentos como aveia, amendoim, cereja, abacate, tomate, uva, mel, feijão, entre outros.

  1. Alimentos fontes de antioxidantes

As substâncias antioxidantes estão presentes em alimentos como frutas, verduras e legumes, em oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas, em sementes como chia e linhaça, em peixes como sardinha, nas carnes e ovos, no chá verde, entre outros alimentos.

  1. Alimentos fontes de ômega 3

O ômega 3 é encontrado nos peixes ou óleos de peixes como sardinha, atum, carpa, arenque, cavala, salmão, etc..

Em sementes ou óleo extravirgem de sementes como chia e linhaça, em frutas como o abacate, no azeite de oliva extravirgem, em oleaginosas como castanhas e nozes e outros alimentos.

  1. Alimentos fontes de cálcio

O cálcio está presente principalmente no leite e derivados e nos vegetais de cor verde-escuros.

  1. Alimentos fontes de vitamina D

A vitamina D é encontrada em alimentos como as carnes vermelhas, vísceras como o fígado bovino e de galinha, ovos, leite e derivados, aves, peixes e frutos do mar, óleo de fígado de bacalhau, cogumelos e levedura.

Mas também pode ser obtida através da exposição ao sol que ativa a produção dessa vitamina através da pele. A recomendação é para se expor de 15 a 20 minutos ao sol todos os dias.

  1. Alimentos fontes de magnésio

Então, o magnésio é um mineral presente em alimentos como as sementes de linhaça, gergelim e abóbora, nas oleaginosas como amêndoas, castanhas e amendoins, nos cereais integrais como aveia, em vegetais verdes, em frutas como abacate e banana, no leite e derivados como o iogurte, em leguminosas como o feijão, no chocolate amargo e outros alimentos.

Alimentos para evitar

Além dos alimentos indicados para aliviar os sintomas da fibromialgia, também é importante evitar alimentos que tenham ação inflamatória e que intensifiquem a dor. Por isso evite produtos e alimentos como:

  • Açúcares: branco, cristal, demerara, mascavo, orgânico, etc.;
  • Carboidratos refinados: arroz branco, tapioca, pão, bolos, biscoito, macarrão, farinha e outros;
  • Excesso de industrializados;
  • Excesso de gorduras saturadas (de origem animal);
  • Alimentos ricos cafeína como o café, chocolate, chá verde;
  • Excesso de alimentos ricos em glúten como o trigo;
  • Excesso de sal.

Clique aqui e conheça também nossos programas alimentares personalizados para auxiliar em sua ,saúde, qualidade de vida e redução de gordura corporal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *