Imunidade: como se prevenir de doenças
A imunidade é um sistema de defesa do nosso organismo composto por células, tecidos e órgãos que, em conjunto, trabalham contra elementos estranhos ao organismo, principalmente os microrganismos patogênicos, como vírus e bactérias, causadores de infecções e doenças.
A nossa imunidade pode ser afetada por diversos fatores e alguns deles são o fumo, álcool, estresse, excesso de peso, sedentarismo, sono de baixa qualidade, entre outros. Todos esses fatores podem baixar a imunidade deixando o organismo mais susceptível à invasão e ação dos microrganismos patógenos.
Para reforçar a imunidade e se prevenir de doenças, a mudança nos hábitos de vida é fundamental. Por isso, evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas, evite o estresse reduzindo cargas de trabalho ou estudo e tendo mais momentos de lazer, faça atividade física, tenha uma rotina saudável de sono e se hidrate mais.
Além disso, a alimentação tem um papel fundamental para deixar o sistema imunológico mais fortalecido. O primeiro passo é deixar de lado os alimentos não saudáveis e focar em uma alimentação mais saudável priorizando os alimentos de verdade (alimentos naturais) e evitando o excesso de industrializados.
É preciso, ainda, dar atenção a alguns nutrientes e substâncias que agem fortalecendo o sistema imunológico. Esses nutrientes e substâncias com suas respectivas fontes alimentares são os seguintes:
- Vitamina A
Fígado bovino, vegetais folhosos verdes (couve, espinafre, rúcula, manjericão, agrião etc.), vegetais amarelos e alaranjados (cenoura, abóbora, melão, maracujá, abacaxi etc.).
- Vitamina E
Azeite de oliva extravirgem, sementes de girassol, oleaginosa (castanha do Pará, nozes, amendoins, amêndoas e avelãs), frutas como abacate.
- Vitamina C
Brócolis, pimentão amarelo, frutas cítricas (limão, laranja, tangerina), frutas vermelhas (morango, acerola etc.), kiwi, goiaba, mamão, manga, melão, melancia e outros alimentos.
- Vitamina D
Ovos, peixes, fígado bovino, fígado de galinha e outros alimentos.
- Zinco
Sementes, oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoins), cereais integrais (arroz, aveia etc.), carne bovina, ostras.
- Ômega-3
Peixes (sardinha fresca, atum fresco, salmão, arenque, cavala, truta, carpa, bacalhau e outros), sementes de chia e linhaça, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, frutas como abacate.
- Compostos bioativos (antioxidantes e anti-inflamatórios)
Frutas, verduras, legumes, sementes, oleaginosas e outros.
- Prebióticos
Alho, cebola, farinha de banana verde, batata doce, centeio, cevada e outros.
- Probióticos
Leite fermentado, iogurtes, kefir.
- Ervas e especiarias
Alho, gengibre, canela, cúrcuma ou açafrão, chá verde, orégano e outras.
Alguns sinais de que sua imunidade pode estar baixa são: resfriados e gripes frequentes, infecções constantes, cansaço excessivo, muita sonolência durante o dia, queda acentuada dos fios de cabelos, unhas fracas, manchas vermelhas pela pele, náuseas e vômitos, entre outros sintomas.
Se você apresentar um ou mais desses sinais e com frequência, o ideal é procurar ajuda médica e nutricional para verificar como anda a sua imunidade através de uma consulta e exames específicos.
É claro que a mudança de hábitos já é o passo inicial para reforçar a imunidade, mas a adequação da alimentação e até o uso de alguns suplementos alimentares, se houver necessidade, também pode ser necessário.
Conheça nosso programa personalizado de reedução alimentar “Dieta dos vips” ! Um método prático e eficiente para ajuda-lo a emagrecer de forma rápida e saudável , recuperar sua energia ,bem estar e qualidade de vida . Clique AQUI e saiba mais !