Acusado de ser o grande vilão na luta contra o peso, o pão não é um alimento hipercalórico e nem o principal culpado pelos quilos a mais. O que acontece é que ele deve ser consumido com moderação. Ele não tem nada de vilão, a verdade é que nossa sociedade é vítima dos excessos e do desequilíbrio nutricional criado pela indústria alimentícia.
ASSINE NOSSA LISTA E RECEBA NOSSOS CUPONS DE DESCONTO, DICAS,CARDÁPIOS ,RECEITAS E MUITO MAIS!
Os fast foods e snacks industriais são baseados em carboidratos em sua formulação. Eles são aceitos com mais facilidade pelo consumidor por adotarem sabores extremos como o doce e o salgado, e, quando consumidos em excesso, geram dependência fisiológica fazendo com que seu corpo “peça” por mais carboidratos, alterando assim a intensidade da sua fome.
Com isso, o organismo sempre vai preferir carboidratos com índice glicêmico alto, que rapidamente fornecem açúcar à corrente sanguínea e que são os grandes responsáveis por fazer você engordar.
O pão pode ser um inimigo somente se ingerido de forma exagerada e se sua receita não conter ingredientes que oferecem benefícios à saúde (ingredientes integrais e nutrientes).
Todo alimento que é processado, contém menos nutrientes e um maior índice glicêmico (que normalmente pode ter maior quantidade de açúcar e gorduras).
Então, ressaltando mais uma vez, o pão ideal é aquele feito sem processamento algum e com ingredientes nutritivos e integrais.
É interessante lembrar que a perda de peso é resultado de certas mudanças de comportamento, como a criação de hábitos alimentares saudáveis juntamente à prática de exercícios, e não o resultado da restrição de alimentos específicos.
Atenção!
Preste mais atenção aos sinais de fome e saciedade, ao sabor dos alimentos, essas são algumas estratégias importantes para essa mudança de comportamento.
A dieta sem glúten, e por consequência sem o pão, para quem não tem doença celíaca ou restrição a esse nutriente também deve ser considerada um alerta de cuidado, pois pode levar à ingestão indevida de vitaminas do complexo B e ferro.
Uma vez que muitos produtos de panificação são fortificados com essas vitaminas. Também pode ocorrer um déficit na ingestão de fibras, pois muitos produtos sem glúten são à base de farinhas refinadas.
Um bom consumo de fibras é importante para saúde do coração, funcionamento do intestino e para saciedade. Sendo assim, uma dieta livre de glúten desequilibrada pode colaborar para o ganho de peso e outros problemas de saúde.
Resumindo, se você está em uma dieta de restrição de calorias e de açúcares para redução de gordura corporal, o ideal é manter o foco e evitar de incluir o pão, trigo e quaisquer carboidratos refinados na sua dieta.
E se você já faz uma alimentação balanceada e até mesmo pratica exercícios físicos como musculação e outros de alta Intensidade, basta somente balancear a quantidade de carboidratos, podendo assim incluir o pão na dieta de forma moderada.
Mas com bastante cuidado para não perder o controle, e sem deixar de consultar os melhores nutricionistas! CLIQUE AQUI para saber mais informações!