Como vencer a compulsão por doces?
Quem gosta muito de doces acha que não é fácil deixar de consumi-los ou pelo menos controlar a quantidade e, em muitos casos, buscam ajuda de um profissional especialista para resolver o problema.
O açúcar (em todas as suas variedades) é um perigo oculto para a saúde e está associado a uma série de problemas como a diabetes e a obesidade, por exemplo.
Além disso, o açúcar é algo que comprovadamente vicia e causa uma espécie de dependência, por isso, as pessoas que comem doce todos os dias têm muita dificuldade de parar e acham que nunca vão conseguir.
Porém, algumas estratégias e dicas podem ser adotadas para ajudar a controlar e a reduzir o consumo doces. Confira a seguir.
Essa é uma excelente estratégia. Quando o compulsivo por doces se informa e tem a real noção do que o açúcar pode causar no seu corpo e na sua saúde, ele passa a ter um choque de realidade.
Nesse caso, a redução do consumo de doces se torna mais fácil, pois o compulsivo entende que pode adoecer muito seriamente, ter uma redução da qualidade de vida e ainda diminuir os seus anos de vida se não reduzir essas guloseimas.
-
Reduza os doces gradualmente
Reduzir o consumo de doces de forma gradual é mais indicado do que tirar de uma vez só. A redução gradual ajuda na adaptação do novo estilo alimentar e, geralmente quem retira algum produto ou alimento de vez da alimentação, tende a “cair em tentação” e voltar a consumir.
Além disso, retirar todos os doces de uma única vez pode gerar uma abstinência por açúcar causando sintomas como nervosismo, enjoos e dores de cabeça, e isso pode levar o compulsivo a desistir e voltar a consumir doces.
Por isso, não faça com pressa, mas aos poucos, dessa forma, as chances de sucesso são maiores.
-
Faça substituições inteligentes
Ao aumento rápido das taxas de açúcar sanguínea contribui para a vontade por doces, pois quando ocorrem picos glicêmicos, a glicose diminui mais rapidamente gerando fome e mais vontade de comer doces.
Sendo assim, em vez de consumir doces com açúcar que podem levar ao aumento rápido da glicose sanguínea, você pode optar por adoçantes mais naturais e que não interferem no índice glicêmico como a estévia, o xilitol e o eritritol sendo que estes dois últimos deves ser evitados por quem tem problemas intestinais.
Mas no começo pode ser difícil se adaptar ao paladar dos adoçantes, mas, com o tempo, se torna algo mais fácil.
Mas você também pode fazer doces utilizando frutas como adoçantes naturais como banana, tâmaras, ameixa seca e outras frutas doces que você encontrar.
Portando as frutas in natura também são ótimas opções de consumo na hora que dá vontade de comer doces.
Mantenha, ainda, uma alimentação rica em fibras, pois as fibras controlam a absorção de açúcar pelo intestino mantendo os níveis glicêmicos mais controlados.
-
Coma doces como sobremesa
Nunca faça do doce sua refeição, ou seja, evite-o comer com o estômago vazio, pois a absorção do açúcar vai ocorrer mais rapidamente.
Então o pouco doce que você ainda comer, coma em pequena quantidade como sobremesa, assim, o açúcar vai ser absorvido mais lentamente por causa da digestão de toda a refeição, ainda mais se for uma refeição rica em fibras.
Essas são as 4 principais dicas para vencer a compulsão por doces, quer saber mais?
Clique aqui e conheça também nossos programas alimentares personalizados para auxiliar em sua ,saúde, qualidade de vida e redução de gordura corporal
Muito bom seu site, conteúdo de valor e bem explicado! Obrigada por compartilhar informações!