O efeito do sono sobre o emagrecimento

O efeito do sono

O efeito do sono sobre o emagrecimento

O sono é um processo biológico fundamental para a regulação do organismo e a manutenção da nossa saúde.

Ele exerce funções específicas no nosso corpo, mas, no geral, o sono se destina a reparar ou recuperar o organismo de um possível débito energético que ocorre durante a vigília a fim de manter o equilíbrio geral do organismo.

Entre suas funções específicas, o sono age sobre o peso corporal de forma a regulá-lo. Por isso, ter uma boa noite de sono ajuda o corpo a emagrecer, mas noites mal dormidas favorecem o ganho de peso.

Saiba mais neste artigo sobre o efeito que o sono exerce sobre o emagrecimento.


ASSINE NOSSA LISTA E RECEBA NOSSOS CUPOS DE DESCONTO,DICAS ,RECEITAS,CARDÁPIOS E MUITO MAIS !








Efeito do sono sobre o emagrecimento

Manter uma rotina de sono noturno de qualidade é fundamental para quem quer emagrecer, pois o sono noturno ajuda a manter o equilíbrio e a regulação do corpo, como vimos

É durante o sono à noite que ocorre a liberação de hormônios ligados ao peso. Um desses hormônios é a leptina que está ligado à sensação de saciedade.

Já durante o dia, o hormônio ligado ao peso que é secretado é a grelina. Esse hormônio está ligado ao aparecimento da fome.

Por isso, se você tiver uma rotina de sono irregular dormindo poucas horas por noite ou dormindo muito tarde e acordando muito tarde, essa rotina pode prejudicar o emagrecimento.

Isso faz com que o hormônio leptina não seja liberado adequadamente, mas somente o hormônio grelina, fazendo com que a fome não seja suprimida.

Ao contrário, nessa situação a fome é cada vez mais presente já que a leptina não consegue exercer seu efeito de saciedade e a grelina está em atividade normal exercendo o efeito da fome.

Essa situação leva a um consumo alimentar constante, pois a sensação é de que a fome não passa.

Por isso, se você tem maus hábitos noturnos, não adianta manter uma alimentação saudável e negligenciar um sono de qualidade. É preciso mudar essa situação para que o emagrecimento realmente possa ocorrer.

Como ter um sono de qualidade

Se você tem um sono de péssima qualidade, saiba que é possível mudar essa situação de forma bem simples e prática seguindo algumas dicas. Algumas dessas dicas são as seguintes:

  • Mantenha horários regulares para dormir e acordar de forma que você durma cedo e acorde cedo e, assim, consiga dormir várias horas de sono, em média entre 6 e 8 horas por noite;
  • Evite atividades ou distrações até tarde da noite como trabalho, estudos, aparelhos eletrônicos, entre outros;
  • Mantenha um ambiente favorável ao sono como redução da luz, temperatura amena, ausência de barulho, colchão e travesseiro confortáveis, etc.;
  • Evite alimentos ou substâncias que possam interferir no sono como bebidas energéticas (café, chá verde, energéticos, refrigerantes de cola, guaraná da Amazônia, etc.), bebidas alcoólicas, etc.;
  • Consuma alimentos calmantes e que ajudem no processo do sono como chá de camomila, suco de maracujá, alimentos fontes de triptofano (aminoácido precursor de hormônios envolvidos no ciclo do sono. Está presente em alimentos como castanhas, aveia, banana, sementes de linhaça, entre outros);
  • Siga uma alimentação saudável;
  • Pratique atividade física.

Clique aqui e conheça também nossos programas alimentares personalizados para auxiliar em sua ,saúde, qualidade de vida e redução de gordura corporal

One thought on “O efeito do sono sobre o emagrecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× WhatsApp