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Estilo de vida saudável aumenta em até uma década o tempo de vida sem doenças

Quem não quer viver um pouco mais e com saúde não é mesmo? Pois saiba que a sua expectativa e qualidade de vida podem depender de você e de como você vive a sua vida.

Se você segue hábitos não saudáveis como fumar, beber muita bebida alcoólica, não dormir direito, ter excesso de peso, não fazer atividade física, seguir uma alimentação totalmente desequilibrada, entre outros hábitos, provavelmente você viverá menos tempo do que o esperado e desenvolverá algum problema de saúde, o que é ruim para a qualidade de vida.

Viver pouco e ainda mais com doenças e limitações tem sido algo cada vez mais com que as pessoas estão se preocupando e, por isso, elas estão adotando hábitos de vida mais saudáveis para viverem mais e com mais saúde.

Por isso, os hábitos para um estilo de vida saudável que você pode adotar são os seguintes:

  1. Tabagismo

O ideal é nunca fumar, pois o tabagismo está ligado a várias doenças, principalmente as doenças que afetam o sistema respiratório e uma delas é o câncer de pulmão, muito ligado a pessoas que fumaram toda a vida.

Mas se você ainda tem dificuldade para deixar de fumar, vá fazendo isso aos poucos e, se possível, procure ajuda profissional.

  1. Bebida alcoólica

Assim como o tabagismo, o ideal é não ingerir bebidas alcoólicas, pois esse tipo de bebida não oferece nada de bom ao corpo. Porém, o consumo diário de até 30 g é permitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

  1. Rotina de sono

Uma rotina de sono saudável também é fundamental para melhorar a saúde e aumentar a expectativa de vida, pois o sono regular e de qualidade estimula o bom funcionamento do organismo e o repara durante a noite para recuperá-lo do desgaste físico e mental.

Por isso, durma bem à noite. De acordo com a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono, na tradução), nos Estados Unidos, A recomendação para adultos saudáveis é dormir uma média de 8 horas por noite. Para isso, evite ir para a cama muito tarde. O ideal é dormir cedo para acordar cedo.

  1. Atividade física

A atividade física também é fundamental para garantir mais saúde, pois fortalece vários sistemas do organismo como o cardiovascular, circulatório, respiratório e outros.

Além disso, é fundamental para a manter o peso controlado, já que o excesso de peso é um risco para o aparecimento de várias doenças. Portanto, um peso saudável ajuda a garantir mais saúde e expectativa de vida.

  1. Alimentação saudável

A alimentação saudável também é outro fator importante para mais qualidade e aumento do tempo de vida, pois é ela que fornece todos os nutrientes para o bom funcionamento do organismo e evita deficiências ou excessos nutricionais que podem levar ao aparecimento de várias doenças.

Por isso, reduza o consumo de produtos industrializados, frituras, fast food, excesso de gorduras, doces, açúcares e outros alimentos ou produtos prejudiciais e dê preferência a alimentos de verdade como frutas, verduras, legumes, sementes, oleaginosas, leguminosas, cereais integrais, carnes, aves, peixes, ovos e demais alimentos naturais.

 

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