Emagrecer de forma saudável – 5 Passos Essenciais

Emagrecer de forma saudável

Emagrecer de forma saudável em 5 passos! o emagrecimento é um processo que deve ser feito de forma saudável para que gere os resultados esperados. Para isso, alguns passos podem ser seguidos:

  1. Controle os carboidratos

O primeiro passo para o emagrecimento saudável é reduzir os alimentos ricos em carboidratos, principalmente os refinados, pois são um dos maiores causadores do ganho de peso.

Quando são ingeridos, são rapidamente absorvidos elevando bruscamente a glicose (açúcar) no sangue. Parte dessa glicose é transformada e armazenada no tecido adiposo como reserva de energia.

Por isso, você deve evitar o consumo desse tipo de carboidrato presente em alimentos como os açúcares, doces, arroz branco, farinhas, produtos feitos com farinha de trigo refinada (branca) como pães, bolos, biscoitos, macarrão e outras massas, tapioca, amido, sucos, refrigerantes, entre outros.

Então uma opção é substituir os alimentos fontes de carboidratos refinados pelos alimentos que contêm carboidratos e fibras, mais conhecidos como alimentos integrais.

As fibras ajudam a dar mais saciedade fazendo com o consumo desses alimentos seja menor.

Alguns exemplos de alimentos ricos em fibras são: arroz integral, aveia, quinoa, preparações feitas com farinha de trigo integral (preparações caseiras e não industrializadas) como pães, bolos e outros.

  1. Controle as calorias

Reduzir as calorias ajuda na perda de perda de peso saudável. Quando você ingere menos calorias através da alimentação e gasta mais energia através da atividade física, isso gera um balanço energético negativo no organismo, o que causa a perda de peso.

Dessa forma, você deve evitar o consumo de alimentos muito ricos em calorias. Alguns exemplos são os doces, fast foods, frituras, gorduras ruins em excesso,carne vermelha  e outros alimentos e preparações calóricos.

  1. Controle a quantidade das refeições

A quantidade do que se come também influencia o peso, pois não adianta priorizar alimentos saudáveis ou estratégias como a lowcarb se a quantidade do que você come é exagerada. Isso também é prejudicial para o peso.

Portanto, o correto é priorizar uma alimentação saudável (ou estratégia alimentar lowcarb ,cetogënica e etc ), evitar os alimentos que causam o ganho de peso e ainda controlar a quantidade das refeições que você faz.

Para emagrecer de forma saudável, você pode ir diminuindo o volume das refeições aos poucos fracionando-as ao longo do dia em porções menores.

Dessa forma, você se mantém sempre alimentado sem exagerar e não sente fome ao longo do dia fazendo com que a dieta não seja um processo sacrificante e desestimulante.

  1. Consuma alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos são muito importantes para um emagrecimento saudável.

Eles ajudam na perda de peso porque, ao serem consumidos, aumentam a temperatura corporal acelerando o trabalho do metabolismo.

Então isso provoca um maior gasto de energia estimulando, principalmente, a perda de peso na forma de gordura.

Seguem abaixo alguns exemplos de alimentos termogênicos:

  • Café
  • Gengibre
  • Canela
  • Chá verde
  • Chá mate
  • Pimenta vermelha
  • Vinagre de maçã
  • Guaraná em pó
  • Cacau em pó
  1. Faça atividade física

A atividade física é um passo importante para o emagrecimento saudável, pois é ela que potencializa a perda de peso através do gasto de energia.

Portanto, o indicado são os exercícios aeróbicos que trabalham o corpo todo em conjunto gerando um maior gasto energético.

Alguns exemplos de exercícios aeróbicos são:

  • Caminhada
  • Corrida
  • Natação
  • Ciclismo
  • Danças
  • Polichinelo
  • Pular corda

Essas são as 5 principais dicas para emagrecer de forma saudável!

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