A compulsão alimentar é um distúrbio onde há falta de controle pelo que se come, ou seja, a pessoa sente uma vontade incontrolável de comer grande quantidade de comida com bastante frequência mesmo sem estar com fome e, mesmo satisfeita, não consegue parar de comer.
Pessoas com compulsão alimentar geralmente comem grande volume de comida em um curto espaço de tempo.
A compulsão pode ser por algum alimento específico como doces, mas geralmente está relacionada com a alimentação em geral.
Causas
Não existe uma causa específica ou uma doença envolvida na compulsão alimentar. Alguns fatores podem estar relacionados como:
-
Estresse
O estresse pode ser uma das causas da compulsão por alimentos porque pode levar a desregulação do funcionamento do organismo como a alteração de hormônios relacionados à saciedade e à fome (leptina e grelina) que interferem no apetite tornando-o mais aumentado.
-
Dietas muito restritivas
Dietas que privam muito as pessoas de variados alimentos podem deixar as pessoas deprimidas e desanimadas levando ao aumento pelo desejo de comida e uma vontade insaciável em comer.
-
Problemas com a imagem corporal
Pessoas com compulsão alimentar também podem ter problemas com a imagem corporal.
Podem estar acima do peso e, por isso, têm vontade de pesarem menos, porém, apresentam dificuldade para emagrecer justamente por causa da compulsão acabam descontando ainda mais essa frustração na comida.
Além disso, pessoas magras também podem distorcer sua imagem corporal se achando muito magras e isso pode levá-las a desenvolver uma vontade exagerada de comer a fim de ganharem peso.
-
Problemas emocionais
Problemas emocionais geralmente estão envolvidos com o desenvolvimento da compulsão alimentar. Alguns exemplos são os traumas do passado, bullying, ansiedade, depressão, baixa autoestima, perdas importantes na vida como perda material ou de um ente querido, entre outros problemas.
Sinais e sintomas
Alguns sinais e sintomas podem identificar uma pessoa que sofre de compulsão por alimentos. Se ocorrerem com muita frequência, pode indicar a presença desse distúrbio. São eles:
- Comer muito rápido
- Repetir a refeição
- Comer com muita frequência durante o dia e em grande quantidade
- Comer quando não se está com fome
- Esconder comida
- Comer sozinho ou escondido
- Sentir-se culpado por comer demais
Diante de algum desses sinais que você identificar em outra pessoa ou você mesmo, procure ajuda profissional. A compulsão alimentar é um distúrbio que precisa ser tratado, caso contrário, pode gerar sérias consequências.
Consequências
As consequências que esse distúrbio pode gerar são várias e estão mais relacionadas com o aparecimento de doenças como obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, dislipidemias, doenças cardiovasculares, bulimia, depressão, entre outras.
Tratamento
O tratamento para a compulsão alimentar é voltado para fatores físicos e psicológicos que incluem a mudança dos hábitos alimentares, acompanhamento psicológico e o uso de medicamentos como os inibidores de apetite e para a ansiedade.
Dietas focadas somente em baixo valor calórico cuja finalidade é emagrecer não são recomendadas pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e nem pela Organização Mundial de Saúde.
Todas recomendam a Recomendam a “reeducação alimentar”. Para obter maior sucesso em sua reeducação alimentar recomendamos sempre buscar o auxilio de um nutricionista ou especialista da saúde para acompanha-lo objetivando sua segurança e os melhores resultados.