Dieta detox como estratégia de redução do inchaço e melhoria da imunidade

Dieta detox

 

A dieta detox é um tipo de plano alimentar que tem como finalidade a desintoxicação do corpo. Seu objetivo é eliminar do corpo substâncias tóxicas oriundas de várias fontes e que prejudicam o funcionamento adequado do organismo.

O termo detox é a abreviação da palavra em inglês “desintoxication” que em português significa desintoxicação. Essa dieta é muito procurada com a finalidade de perda de peso.

Ela pode até ajudar a emagrecer, mas seu objetivo principal não é esse, mas sim o de eliminação de substâncias nocivas do corpo.

As substâncias tóxicas podem entrar no organismo através de diversas fontes como os agrotóxicos, poluição, alimentação rica em açúcares, gorduras trans e sal, aditivos químicos presentes nos produtos industrializados, álcool, cigarro, medicamentos, cosméticos e muitas outras fontes.

Quando o organismo está livre de toxinas, ele passa a funcionar melhor ajudando não somente no emagrecimento, mas também na diminuição da retenção de líquidos, melhorando o aspecto de inchaço corporal, e na melhora da imunidade.

 

1. Redução do inchaço corporal

O inchaço corporal ocorre quando há aumento da retenção de líquidos no corpo. A dieta detox ajuda nesse sentido, principalmente a dieta detox líquida que inclui água, sucos, sopas, vitaminas, shakes e chás. Essas preparações são feitas com vegetais.

A dieta detox líquida ajuda na produção do volume renal, o que facilita a eliminação do excesso de líquido retido no corpo.

2. Melhoria da imunidade

A melhoria da imunidade através da dieta detox ocorre porque essa dieta, além de ajudar na eliminação das toxinas, fornece muitos nutrientes e isso contribui para manter uma boa nutrição do organismo.

A partir de então, nosso sistema imune se torna mais resistente contra ataques de micoorganismos patógenos causadores de diversas condições e doenças.

3. Alimentos da dieta detox 

É bom lembrar que a dieta detox pode durar até 5 ou 7 dias. Geralmente as pessoas começam com versão líquida dessa dieta e vão evoluindo com a inclusão de alimentos sólidos.

Os alimentos permitidos na dieta geralmente são vegetais, de preferência orgânicos, que são incluídos principalmente início da dieta.

Outros alimentos são acrescentados com o passar dos dias como frango, peixes, ovos, leguminosas como o feijão, sementes como chia e linhaça, oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas e amendoins, cereais integrais como arroz, aveia, quinoa, etc…

Gorduras saudáveis como o azeite de oliva extravirgem e óleo de coco extravirgem, entre outros alimentos.

O que você não pode consumir na dieta detox são alimentos como açúcares e doces, embutidos e processados como linguiça, salsinha, presunto, salame, bacon, etc…

Produtos alimentícios industrializados, leite de vaca e derivados, alimentos que são fontes de glúten como os produtos feitos com farinha de trigo como pães, bolos, biscoitos, macarrão, massas ,etc., frituras, carne vermelha gorda, alimentos assados com carvão e bebidas alcoólicas.

Evite também alimentos ricos em agrotóxicos como as frutas, verduras e legumes. Como dissemos, prefira os alimentos orgânicos, pois os agrotóxicos e outros defensivos agrícolas são fontes de substâncias tóxicas para o nosso organismo.

 

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O “CLUBE DIETA DO CHEF” ! REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL

3 thoughts on “Dieta detox como estratégia de redução do inchaço e melhoria da imunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *