Festas natalinas? Vamos falar delas e da Dieta!

Festas natalinas

Festas natalinas? Vamos falar delas e da Dieta!

As incríveis festas natalinas, você provavelmente passou o ano de 2019 tentando adquirir hábitos alimentares saudáveis, melhorar sua forma física, emagrecer, melhorar ou manter a saúde, aumentar seu desempenho e principalmente melhorar sua alta estima certo?

Mas eis que está chegando o Natal. São tantas festas, confraternizações, encontros em família, amigos, no trabalho, na faculdade….

Enfim, são tantos motivos para comemorar, que de repente você pode ficar perdido no mar de guloseimas, que convenhamos são deliciosas mesmo (rsrsrs) e não ter a menor ideia de como vai passar por este período, sem perder todo seu esforço e dedicação para manter aquilo que você conquistou com garra.

Sendo assim, não deixe que a tentação de comer de tudo e mais um pouco lhe tire o controle da situação. Pense, reflita.

O que é melhor para você? Saciar um desejo momentâneo, baseado em satisfação imediata com prejuízos à vista, ou se manter dono de si, no controle do barco e continuar navegando por águas calmas até o encontro do seu paraíso (que sejam alguns quilos a menos, uma barriga tanquinho, ou um bumbum empinado, rsrs)?

Agora que você escolheu seu barco, vou te ajudar a fazer escolhas saudáveis e te lembrar de algumas dicas essenciais para que você se mantenha firme e confiante que está fazendo o melhor por você mesmo.

  1. Não se prive!

Isso mesmo, não deixe de estar presente e participar dos momentos e das festas natalinas em família, com amigos etc.

A interação social é algo tão importante e significativa que somos cercados de datas comemorativas com objetivo de demonstrarmos afeto, empatia, carinho, atenção. Também não se proíba.

A simples ideia de privação desencadeia gatilhos mentais que podem levar a compulsão e ao sentimento de culpa, em demasiado danoso ao bom relacionamento com a “comida”. Manter uma alimentação consciente é fundamental para que possa desfrutar do momento sem estresse de forma prazerosa.

  1. Se planeje!

Em qualquer dessas situações você ira se deparar com iguarias por demais atrativas. Pratos que geralmente, só degustamos nesse período certo?

Que tal tentar fazer um planejamento antecipado, de quais e quantas confraternizações precisará se fazer presente, e assim ter uma noção mais clara das possibilidades que você terá.

Exemplo: se você precisar ir a 10 eventos, determine o que irá comer de diferente em cada um deles.

Em um evento você come um docinho diferente, no outro prova uma prato mais elaborado, no outro se permite um drink a mais, no próximo já pode deixar que aquela sobremesa divina lhe fizesse companhia e assim vamos administrando, comendo um pouquinho de tudo, sem comer tudo de uma vez, entende a lógica? Se permita um “abuso” de cada vez.

  1. Não saia de casa com fome!

Isso mesmo. Já se fala bastante sobre esse ponto, mas às vezes acabamos esquecendo, tão preocupados com os preparativos, roupas, acessórios e tudo que envolve uma celebração tão linda.

Mas tente, faça um esforço e se planeje para fazer um pequeno lanche, seja uma fruta mais rica em fibras, um smootie, um sanduiche proteico, uma mini salada, ovos cozidos…

Enfim, coma algo nutritivo e que lhe dê saciedade antes de sair de casa.

  1. Faça escolhas inteligentes!

Agora que você já entendeu sobre o planejamento, vamos falar sobre as escolhas na hora de fazer seu prato.

  • Se for possível, use um prato menor. Geralmente as louças em buffets são tipo tamanho GG, isso por si só já é uma situação que gera certa compulsividade, pois nosso cérebro é guloso. E lembre-se, mastigue bem, coma devagar.
  • As proteínas sempre em primeiro lugar. Dê preferencia as de preparações simples, sem adição de molhos gordurosos e altamente calóricos.
  • Agora é a vez das saladas. Prefira as cruas ou cozidas.
  • Quando chegar aos acompanhamentos, tenha a consciência que você não vai precisar de taaantas coisas assim no seu prato certo? Nada de pegar arroz, farofa, cremes, lasanhas, e tudo mais que tiver à mesa. Lembre-se, um de cada vez.
  • Para as bebidas, usar o critério da cautela sempre. Principalmente se estivar em confraternizações empresariais. Nada de tomar todas e perder o controle da situação, afinal, ninguém quer ser o motivo dos burburinhos nos corredores e toaletes nas empresas e repartições.
  • Na hora da sobremesa, eleja o seu favorito do dia ou da noite, sirva-se com parcimônia. Analise bem se vale a pena se empanturrar com tanto açúcar e depois ter que correr 30 quilômetros para queimar tudo, rsrsrs. Se for possível, escolha as frutas.
  • Será bem mais fácil encontrar os benefícios de consumi-las.
  1. Mantenha-se em atividade!

Não é porque é período de festas natalinas e comemorações que você vai abandonar a academia, sua caminhada, a zumba ou seu crossfit.

Então pelo contrário, agora é que precisa mais dedicação ainda, afinal quando o Natal e o Ano Novo passarem, virão Carnaval, praias, viagens, férias e você vai querer entrar naquele biquíni divino ou naquela sunga top.

  1. Faça detox!

Há quem discorde, há quem não acredite, porém o que custa tentar? Teve uma confra no dia anterior? Use com sabedoria dos chás, dos sucos verdes e de água, muita água.

Podem ser diuréticos, digestivos, calmantes, termogênicos… aquele que melhor se adapte ao seu organismo.

Você irá acrescentar benefícios ao seu sistema digestório, ajudando-o a se livrar dos componentes danosos da alimentação festiva, como os açúcares, gorduras, álcool, etc.

Faça uma alimentação mais leve, a base legumes, verduras e frutas. Sente dificuldade em se organizar? Busque ajuda profissional. Aqui você encontra uma excelente assessoria para praticar uma alimentação saudável e equilibrada.

  1. Seja feliz!

Siimmm aproveite o clima de paz, harmonia, sentimento de fraternidade e se conecte com essas energias maravilhosas para se sentir cada momento mais feliz.

Portando se ame, ame ao próximo, pratique o perdão. Não carregue fardos desnecessários, já bastam os quilinhos a mais né verdade? Rsrsrsr

 

Feliz Festas à todos

Nutricionista Flavia Albuquerque CRN 9291
Especialista em cirurgia bariátrica e metabolica

Ficou alguma dúvida ? Clique aqui e fale diretamente comigo !

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?