Vitamina D: para que serve, como tomar e quais os benefícios
A vitamina D é um termo geral para o ergocalciferol (vitamina D2) e colecalciferol (vitamina D3). É classificada como uma vitamina lipossolúvel, ou seja, é solúvel em lipídeos (gordura) e necessita de gordura para que seja absorvida no intestino e transportada.
Como é uma vitamina lipossolúvel, ela é facilmente armazenada no organismo em locais como o tecido adiposo e o fígado, diferentemente das vitaminas hidrossolúveis que são facilmente eliminadas através da água.
Por ser um micronutriente, assim como as demais vitaminas, o organismo precisa em pequenas quantidades da vitamina D para manter o seu funcionamento normal.
Para que serve a vitamina D e quais sus benefícios?
Ela age como um hormônio no organismo e, por isso, uma das principais funções da vitamina D é atuar no metabolismo ósseo agindo em conjunto com o paratormônio (PTH). Ela facilita a absorção de cálcio, sendo este um mineral importante para a formação e manutenção da estrutura óssea.
Além disso, estudos têm mostrado que a vitamina D pode fortalecer o sistema imunológico ajudando a proteger o organismo contra microrganismos patógenos.
Por isso, a vitamina D tem um papel importante na prevenção de várias doenças como as doenças autoimunes, doenças neurológicas, doença inflamatória intestinal, diabetes, osteoporose e várias outras.
Fontes de vitamina D
A principal fonte de produção da vitamina D é através da exposição solar, pois os raios solares ativam a síntese de vitamina D no organismo. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 10 minutos de exposição ao sol todos os dias é o suficiente para a síntese dessa vitamina em quantidade adequada no organismo.
A produção da vitamina D através da exposição solar corresponde a 90%. Por isso, se não houver uma exposição adequada diária dessa vitamina, a tendência é ter deficiência dela.
A vitamina D também pode ser obtida através de fontes alimentares, apesar de corresponder apenas 10%. Alguns exemplos desses alimentos são os ovos, fígado bovino, fígado de galinha, leite e derivados, peixes, frutos do mar e outros alimentos.
Como tomar a vitamina D
A vitamina D também pode ser obtida através da suplementação por via oral. Mas esta só deve ser feita após recomendação médica ou nutricional em caso de deficiência comprovada.
A suplementação também pode ser feita de forma preventiva, também acompanhada por um médico ou nutricionista, levando em consideração as necessidades individuais e a faixa etária.
A suplementação preventiva deve ser feita em casos de carência prévia determinada ou para os grupos de risco de deficiência como: gestantes, lactentes, portadores de osteoporose, portadores de raquitismo ou osteomalácia, síndromes de má-absorção (Doença de Chron, doença inflamatória intestinal, fibrose cística, cirurgia bariátrica), idosos com histórico de fraturas, insuficiência renal e hepática, medicamentos que alteram o metabolismo da vitamina D e outros grupos.
Portanto, a vitamina D é um nutriente essencial para a manutenção da saúde e sua deficiência pode ocasionar sérios problemas. Uma boa exposição ao sol e o consumo adequado dos alimentos fontes de vitamina D é essencial para o corpo garantir um bom aporte desse micronutriente.
CLIQUE AQUI E CONHEÇA O “CLUBE DIETA DO CHEF” ! REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL
gostei