Como funciona a cirurgia Bariátrica?
A cirurgia bariátrica, também chamada de gastroplastia, cirurgia para redução do estômago ou cirurgia da obesidade, é um procedimento indicado para pessoas obesas a partir do grau 2.
E cuja finalidade é o emagrecimento a partir da redução do tamanho do estômago. Geralmente é indicada quando os métodos clínicos de emagrecimento não fazem mais efeito.
Durante a realização desse procedimento cirúrgico, parte do estômago é modificada com a finalidade de alterar o processo digestivo normal e a absorção dos nutrientes.
Segundo a Organização Mundial da Saúdem (OMS), a cirurgia bariátrica é indicada para pessoas que apresentam o índice de massa corporal (IMC) bem acima do normal.
Isso quer dizer que pessoas que tenham o IMC acima de 35 kg/m2, que é a obesidade grau 2, ou acima de 40 kg/m2, que é a obesidade grau 3, são candidatos para a realização da cirurgia.
As pessoas com obesidade grau 2 que são indicadas para fazer a cirurgia são as que apresentam algumas complicações como pressão alta, diabetes, distúrbios do sono como a apneia, problemas nas articulações e elevação de gorduras no sangue.
Já os pacientes com obesidade grau 3 indicados para fazer a cirurgia são os que não conseguiram perder peso após dois anos de tratamento clínico incluindo a mudança dos hábitos alimentares, a prática de atividade física e até o uso de medicamentos para emagrecer.
Tipos de cirurgia bariátrica
Existem algumas técnicas para a cirurgia bariátrica que são as seguintes:
-
Banda gástrica
Nessa cirurgia, é colocado um tipo de dispositivo elástico no início do estômago para apertá-lo e diminuir o seu tamanho sem a necessidade de realizar algum corte. Isso faz com que uma menor quantidade de alimentos passe pelo estômago.
É uma técnica menos invasiva, que permite ajustes e que pode ser reversível, comparada a outras técnicas.
-
Bypass gástrico
É a chamada gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”. Nesse procedimento, um corte é feito no estômago dividindo-o em duas partes, uma menor e outra maior.
A parte menor do estômago continua funcionando e a parte maior perde sua funcionalidade, mas continua no organismo.
Portanto a porção menor do estômago que continua funcionando é conectada ao intestino resultando em uma diminuição do trajeto digestivo. Com isso, a absorção de calorias e de nutrientes também fica reduzida.
-
Balão gástrico
É um método onde um balão de silicone com soro fisiológico é inserido dentro do estômago com a utilização de uma sonda através de procedimento endoscópico.
A função desse balão é aumentar a sensação de saciedade durante a alimentação.
É uma técnica reversível e que dura uma média de 6 meses. Também é menos invasiva, pois não necessita de cortes.
-
Gastroplastia vertical
Também chamada de cirurgia de Sleev, nesse procedimento a ligação natural do estômago com o intestino é mantida onde apenas uma parte do estômago é removida deixando-o menor que o normal.
O estômago é transformado em um tubo, com capacidade para até 100 ml.
-
Derivação bileopancreática
Também chamada de Duodenal Switch, é a associação entre a gastrectomia vertical e desvio intestinal onde mais da metade do estômago é retirada, mas com preservação da sua anatomia e fisiologia.
Dessa forma o desvio intestinal diminui uma parte da digestão dos alimentos e da absorção de calorias e nutrientes, causando o emagrecimento.
Então agora você já sabe tudo sobre como funciona a cirurgia bariátrica, quer saber mais sobre emagrecimento e conteúdos como este? Acesse nosso site clicando aqui.