Como vencer a procrastinação? 7 Dicas infalíveis!

Como vencer a procrastinação

Como vencer a procrastinação? A procrastinação é o ato de adiar uma ação ou não terminar algo que foi iniciado. Isso geralmente gera sentimentos negativos como culpa, desânimo, fracasso e vários outros.

Contudo, é possível combater a procrastinação seguindo uma estratégia certa. Por isso, conheça neste artigo 7 dicas para vencer de uma vez a procrastinação

  1. Analise o que faz você ser menos disciplinado

As pessoas procrastinadoras geralmente fazem coisas ou agem de uma determinada maneira que as deixam menos disciplinadas.

Por exemplo, uma pessoa que é preguiçosa, ou que sente medo, ou que fica desanimada ou frustrada diante de um fracasso e várias outras situações.

Você tem que observar que tipo de situação o torna menos disciplinado e fazer o possível para agir de forma contrária. Se você é preguiçoso, busque meios para deixar de ser.

Se você tem medo ou já ficou frustrado diante de um fracasso, faça desse obstáculo uma oportunidade de seguir adiante.

Ter disciplina é o passo inicial para vencer a procrastinação.

  1. Não se minimize

Muitas pessoas se colocam para baixo achando que não têm capacidade suficiente para realizar algo.

Isso acontece, por exemplo, com as pessoas que não fazem um curso ou uma faculdade porque se acham menos inteligentes, com pessoas que não aprendem um novo idioma porque acham que nunca serão fluentes em outra língua.

Como alguém que não monta o seu próprio negócio pois acha que não tem capacidade para tomar de conta de um empreendimento, e diversas outras situações.

Quando você se diminui, a tendência é nunca sair do lugar onde está. Ninguém poderá colocar em prática aquilo que você deseja, somente você. Por isso, pense sempre que você é capaz e que vai chegar ao lugar que tanto sonha.

  1. Não se vitimize

Mais um ato negativo de um procrastinador é ficar se vitimizando ou lamentando a situação em que está. Esse tipo de atitude não leva a lugar nenhum e muitas pessoas que hoje estão no lugar onde sempre sonharam, saíram do nada.

Por isso, se você começou algo e não terminou ou ainda nem colocou em prática, não fique se lamentando ou colocando a culpa em terceiros. Analise a sua realidade, busque uma solução e siga em frente.

  1. Seja mais determinado e disciplinado

Ter determinação e disciplina sobre tudo o que você faz ou planeja fazer é fundamental para você vencer a procrastinação. Quando você tem foco no que quer, você consegue chegar longe.

Mesmo que dificuldades apareçam ao longo do caminho, faça desses obstáculos uma ferramenta de superação para que você tenha ainda mais foco e determinação sobre aquilo que quer realizar, seja no dia a dia ou em algo que você quer tanto sonha.

  1. Seja organizado

Mais uma dica para você vencer a procrastinação é ser mais organizado. Quando você organiza e planeja melhor as coisas, você consegue realizá-las.

Por exemplo, faça uma lista do que você precisa fazer durante o dia ou na semana para você não esquecer de nada.

Além disso, dê prioridade ao que é mais urgente se você tiver o tempo bastante apertado. Não adianta você querer fazer tudo de uma vez se você não tem tempo o suficiente. A organização ajuda você a ser mais disciplinado.

Outro exemplo é no caso de você querer colocar em prática algum projeto. Planeje de forma detalhada descrevendo cada etapa que você precisa realizar.

Isso ajuda você a realizar com mais realidade aquilo que você quer, pois você consegue analisar cada passo e pode colocar em prática cada um por vez. Isso é um método que ajuda a evitar a procrastinação sobre algo que você quer tanto realizar.

  1. Estabeleça metas

As metas são ferramentas fundamentais para se alcançar algo e, consequentemente, vencer de vez a procrastinação. Tenha em mente que meta é diferente de objetivo.

A meta é uma etapa de algo que você realiza para atingir um objetivo final.

Quando você estabelece metas sobre algo que quer fazer, seja algo de imediato ou um projeto mais longo, você consegue realizar o que pretende com mais facilidade.

A meta é um facilitador porque faz você cumprir algo por partes. Quando você tenta fazer algo num todo ou tudo de uma vez, se torna mais difícil, principalmente em relação ao fator psicológico que faz você pensar que é muita coisa e que você não vai conseguir.

A meta, então, faz com que você pense que precisa realizar algo mais simples ou mais fácil e isso ajuda a atingir o objetivo final sem procrastinar.

Um exemplo é em relação ao emagrecimento. Você pode, por exemplo, estabelecer quantos quilos pretende perder por semana ou durante o mês.

Essa dica é eficaz porque você olhará para a quantidade menor de peso que precisa perder em vez de olhar para a quantidade total de peso que precisa eliminar.

Se você olhar apenas para o peso total que precisa perder, pode ficar desanimado e desistir.

Porém, seja realista. Não estipule metas irreais e que você sabe que não vai conseguir cumprir. Um exemplo é querer perder muitos quilos em pouco tempo, que é o que muitas pessoas tentam e acabam fracassando.

Portanto, estabeleça metas e faça o que pretende em etapas. Ao atingir uma meta você consegue chegar à outra, e assim sucessivamente, até chegar ao objetivo final.

  1. Enxergue os resultados

Pensar nos resultados também é uma forma de vencer de vez a procrastinação. Muitas pessoas não conseguem driblar a procrastinação e não realizam algo porque só olham para o momento presente, principalmente aquelas que não veem nada saindo do lugar.

Por isso, é comum essas pessoas desistirem no meio do caminho.

Porém, uma dica bastante útil é você pensar lá no futuro e ver como será gratificante ter realizado aquilo que você tanto queria.

Mesmo que você não veja os resultados logo de imediato, não desista. Mantenha-se firme e continue, pois, com esforço, foco e determinação os resultados inevitavelmente virão.

Portanto, você consegue facilmente vencer de vez a procrastinação. Para isso, basta ter vontade, querer mudar e seguir todas a dicas, caso contrário, você continuará no mesmo lugar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?