Alimentação para emagrecer na menopausa – 6 Dicas

Alimentação para emagrecer na menopausa

Alimentação para emagrecer na menopausa

A alimentação para emagrecer com saúde na menopausa deve focar o segmento saudável, mas também deve priorizar os alimentos que são importantes nessa fase da vida da mulher.

Esses alimentos, além de ajudarem a emagrecer, contribuem para aliviar os sintomas da menopausa e também ajudam na reposição de hormônios e nutrientes como o estrogênio e o cálcio, respectivamente, que são mais facilmente perdidos nessa fase, até para evitar condições piores no futuro como a osteoporose que ocorre pela deficiência de cálcio.

  1. Leguminosas

As leguminosas, como o feijão, são fontes de proteínas e fibras que são importantes para o emagrecimento por deixarem a digestão mais lenta dando mais saciedade.

Uma ótima leguminosa para a menopausa é a soja, pois é uma fonte natural de isoflavonas, um fitonutriente que tem ação no organismo semelhante ao estrogênio, um dos hormônios que é reduzido na menopausa, como vimos.

Você pode consumir a soja na forma in natura (em grãos) ou na forma de seus derivados como o leite de soja (de preferência caseiro) e o tofu.

  1. Proteínas

As fontes de proteínas mais indicadas na menopausa são os peixes, sendo que alguns são fontes de ômega 3. Além de os peixes ajudarem na perda de peso, o ômega 3 é anti-inflamatório e é protetor do coração.

Algumas fontes de ômega 3 são os peixes de água fria como sardinha, salmão, bacalhau e atum, além das sementes de chia e linhaça.

As sementes de chia e linhaça também são fontes de fibras, substâncias importantes para a perda de peso porque garantem uma maior saciedade e regulam o funcionamento do intestino.

As sementes de linhaça também são fontes de fitoesteróis que ajudam a manter o equilíbrio hormonal. Você pode consumir a semente de linhaça tanto na forma in natura quanto na forma de óleo prensado a frio.

  1. Frutas, verduras e legumes

As frutas, verduras e legumes são alimentos ricos em nutrientes como vitaminas e minerais, além das fibras e dos antioxidantes.

Também são pobres em calorias, o que é fundamental para a perda de peso.

Alguns alimentos, como os folhosos de cor verde-escura, são fontes de cálcio, um nutriente que é perdido durante a menopausa.

Por isso, é importante dar prioridade aos alimentos fontes de cálcio como couve, espinafre, agrião, rúcula e outros.

Além do cálcio, alimentos fontes de magnésio como as sementes de linhaça e gergelim, aveia, castanhas amêndoas, amendoins e outros, também são importantes, pois o magnésio é um mineral que ajuda a controlar os sintomas da menopausa e ajuda a fixar o cálcio nos ossos.

  1. Alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos são importantes para a perda de peso porque aumentam a temperatura corporal e aceleram o trabalho do metabolismo. Dessa forma, ocorre uma maior queima calórica na forma de gordura.

Os principais alimentos termogênicos para você incluir na sua dieta são: canela, gengibre, pimenta vermelha, vinagre de maçã, chá verde e outros.

  1. Gorduras boas

Algumas gorduras boas são as oleaginosas. Além de serem fontes de fibras, elas contêm fitoesteróis e vitamina E que ajudam a regular a produção do hormônio estrogênio.

Óleos prensados a frio como o azeite de oliva extravirgem também são gorduras boas fontes de fitoesteróis.

  1. Líquidos

Os líquidos naturais são os mais recomendados para a perda de peso como os chás (sem adoçar) e a água. Os líquidos naturais ajudam a aumentar o volume urinário reduzindo a retenção hídrica.

Além disso, tomar bastante água todos os dias ajuda a eliminar as toxinas e substituir os fluídos perdidos nas ondas de calor.

Alimentos que devem ser evitados

A alimentação para emagrecer com saúde na menopausa deve ser pobre em produtos como produtos industrializados, doces, frituras, fast food e gorduras prejudiciais como margarina e óleos refinados (soja, milho, girassol e canola).

Pois são fontes de gorduras trans que é a gordura mais prejudicial para a saúde (está presente também na maioria dos produtos industrializados).

Além disso, evite bebidas que eliminam o cálcio do organismo como refrigerantes.

Evite também alimentos e produtos que agravam alguns sintomas da menopausa como o café, além das bebidas alcoólicas, pois influenciam no aparecimento das ondas de calor.

Outras dicas de alimentação para emagrecer na menopausa

É importante você também consumir alimentos fontes de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina que é um neurotransmissor que melhora o humor e dá a sensação de prazer e bem-estar ajudando, dessa forma, a combater a depressão.

A depressão é uma condição que infelizmente pode surgir na menopausa. Alguns alimentos fontes de triptofano são a banana, oleaginosas, ovos, leguminosas, peixes, abacate e vários outros alimentos.

Além da alimentação, uma boa dica para a perda de peso na menopausa é a atividade física.

Portanto a menopausa é uma fase que, como vimos, dificulta o emagrecimento, porém, se você praticar atividade física aliada à alimentação adequada, você consegue emagrecer de forma mais rápida e com saúde.

A atividade física é que potencializa a perde peso, mas são os exercícios aeróbicos é que estimulam mais essa perda, pois gastam mais calorias. Alguns exercícios aeróbicos são a caminhada, corrida, ciclismo, pular corda, danças, jump, step, polichinelo, esportes variados e outros exercícios.

Então Faça o exercício que você mais gosta e que você mais se adapte, mas sempre com a ajuda de um profissional educador físico.

Além da alimentação e da atividade física, seguir outros hábitos saudáveis como dormir bem e evitar fumar, também são dicas fundamentais para ajudar na perda de peso com saúde na menopausa.

Nutricionista Samara Santos CRN 8726

 

Conheça nosso programa personalizado de reedução alimentar “Dieta dos vips” ! Um método prático e eficiente para ajuda-lo a emagrecer de forma rápida e  saudável , recuperar sua energia ,bem estar e qualidade de vida  . Clique AQUI e saiba mais !

5 thoughts on “Alimentação para emagrecer na menopausa – 6 Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?