Emagrecimento rápido e Saudável!
Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre a dieta low carb, não é mesmo? Mas já ouviu falar em low carb high fat?
Essa é uma estratégia alimentar que coloca as gorduras como protagonistas da alimentação. Por isso, você saberá mais sobre esse assunto neste artigo. Acompanhe.
O que é low carb, high fat?
A dieta low carb high fat é uma dieta com baixo teor de carboidratos e com alto teor de gorduras. Na verdade, a própria dieta low carb já é considerada high fat.
Quando você reduz o teor de carboidratos da alimentação, o teor de gorduras aumenta automaticamente, ou seja, você precisa apenas reduzir os carboidratos da alimentação e comer comida de verdade.
Muitos pensam que quando se reduz os alimentos fontes de carboidratos da alimentação, deve aumentar o consumo de gordura. Na verdade, isso ocorre naturalmente.
Por exemplo, em uma dieta convencional de 1800 calorias, quando você reduz o consumo dos alimentos ricos em carboidratos e mantém o consumo de proteínas em quantidades iguais ou levemente maior do que você já tinha antes de começar a dieta low carb.
O consumo de gorduras passará naturalmente a uma quantidade maior dentro da sua ingestão calórica diária, pois 1 grama de gordura tem 9 calorias e 1 grama de carboidrato ou proteína tem somente 4 calorias.
Os carboidratos são a fonte primária de energia do nosso corpo na forma de glicose (energia imediata) ou glicogênio (reserva de energia muscular e hepática).
Quando se reduz drasticamente os carboidratos da alimentação, é preciso retirar energia de outras fontes alimentares, e só restam as proteínas e as gorduras como fonte de energia.
No caso da gordura, ela passará a ser a fonte de energia no lugar da glicose, seja a gordura quem vem da alimentação ou a que está armazenada no organismo (tecido adiposo).
Gordura em excesso é prejudicial?
Muitas pessoas acham que na estratégia low carb high fat deve-se apenas cortar os alimentos ricos em carboidratos e consumir gorduras exageradamente, mas não é bem assim.
Como vimos, à medida que você reduz drasticamente os carboidratos, o que resta para você comer, em maior parte, são as proteínas e as gorduras.
O aumento no consumo de gorduras saudáveis não fará com que você fique com a saúde prejudicada, ao contrário, você estará fazendo um grande bem para a saúde do seu coração e a sua saúde em geral.
As gorduras boas/naturais foram por muito tempo erroneamente associadas com doenças do coração, porém, um dos principais vilões para o coração são os carboidratos e não as gorduras boas.
As gorduras industrializadas é que vão sim fazer mal para o coração e para a saúde. Portanto, não se preocupe em consumir gorduras naturais e boas. Se você seguir a dieta corretamente, terá ótimos resultados.
Como começar a fazer a dieta low carb high fat?
Para quem não tem muito o costume de comer gorduras, deve iniciar a estratégia low carb high fat aos poucos.
Primeiramente, para um emagrecimento rápido e saudável, comece reduzindo os carboidratos de forma gradual com base no que você comia antes e vá acrescentando um pouco mais de gordura na comida como um pouco mais de azeite de oliva extravirgem na salada.
Por exemplo, ou incluir abacate e oleaginosas no café da manhã e nos lanches. Você chegará a um ponto onde não consumirá nenhum alimento proibido na dieta, no caso os carboidratos, e consumirá gordura naturalmente.
Não faça essa mudança de uma vez só. Mudar de uma vez pode fazer com que seu corpo não se adapte e a tendência é você desistir da dieta.
Mas tenha o cuidado de reduzir os carboidratos e não fugir da gordura, pois se você reduzir os carboidratos e não consumir gorduras seu corpo não terá energia suficiente.
Isso pode prejudicar sua disposição, sua saúde e até sua experiência com a dieta low carb, fazendo com que você não a veja com bons olhos.
Quais gorduras consumir na dieta low carb high fat?
O tipo de gordura mais recomendada para fazer parte da estratégia low carb, high fat é a gordura de verdade, ou seja, de origem natural. As principais são:
- Carnes com gorduras
- Abacate
- Coco e derivados como óleo de coco extravirgem, leite de coco, farinha de coco, etc.
- Oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoins, nozes, avelãs, pistache e macadâmia) e seus derivados como farinha de oleaginosas, óleo de oleaginosas extravirgem, leite de oleaginosas, pasta de amendoim e outros
- Óleos de sementes extravirgem como chia, linhaça, gergelim e outras
- Derivados do leite como queijos, nata e coalhada
- Azeite de oliva extravirgem
- Manteiga
- Bacon
- Banha de porco
Tenha em mente que quanto menos a gordura for processada, melhor. Por isso, evite as gorduras industrializadas, principalmente a margarina e os óleos refinados de soja, milho, girassol e canola.
Portanto essas gorduras passam por processos químicos de hidrogenação e sob altas temperaturas transformando-se em gorduras maléficas.
Pois são ricas em gorduras trans, o pior tipo de gordura que existe e que é muito prejudicial para a saúde.
Gordura na low carb high fat
Outro ponto a destacar é que gordura na low carb high fat não é sinônimo de fast foods e frituras. Os fast foods como cachorro-quente, hambúrguer, pizza(comum) e outros, são comidas altamente ricas em gorduras e calorias sim.
Mas há de se lembrar que esse tipo de comida contém ingredientes proibidos na dieta low carb como a farinha de trigo presente no pão e na massa, por exemplo.
Então no caso das frituras, estas geralmente são feitas com os óleos de soja, milho, ou girassol e, por isso, não são recomendadas. Outras gorduras mais naturais, como o óleo de coco e a banha de porco, são mais indicadas para frituras.
A dieta low carb high fat, portanto, é uma estratégia alimentar que vem dando bons resultados em quem segue essa dieta.
CLIQUE AQUI E CONHEÇA O “CLUBE DIETA DO CHEF” ! REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL
Muito interessante o texto. Òtima postagem. Parabéns
bacana. gostei do artigo. perder peso acho q é questao de paciencia
gostei muito do artigo. acho q necessito uma orientação medica para resolver meu problema de obesidade